Aviso 21/SI/2016

O Projeto Textiles Selection | home from Portugal, enquadra-se na tipologia de "Internacionalização PME" com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial e o reconhecimento internacional do sector de têxteis-lar.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nº do Projeto:
026110

Código da Operação:
POCI-02-0752-FEDER-026110

Designação:
PROJETOS CONJUNTOS | Internacionalização

Programa Operacional:
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Objetivo Temático:
OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Prioridade de Investimento:
PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização

Tipologia de Intervenção:
TI 52 - Internacionalização das PME

Fundo:
FEDER

INVESTIMENTO E INCENTIVO

Investimento:
3.174.600,00

Elegível:
3.144.200,00

Elegível Empresas:
2.695.450,00

Elegível Promotor:
448.750,00

Não Reembolsável:
1.729.162,50

Empresas:
1.347.725,00

Promotor:
381.437,50

Data de Início:
2016-11-10

Data de Fim:
2018-10-31

É sob a marca própria de natureza coletiva Textiles Selection Home | From Portugal que são preconizadas ações por um conjunto de PME, produtoras e exportadoras de Têxteis-Lar, uma coerente estratégia de inteligência de mercado, com ganhos para todo o sector, materializando-se numa intervenção de eficiência coletiva, estruturada, orientada para a capacitação das empresas na competitividade e internacionalização o que contribuirá para estimular a economia portuguesa.

Os mercados trabalhados foram escolhidos tendo em consideração o seu potencial económico e desejo de utilização de produtos de gosto ocidental.

A apresentação do projeto Textiles Selection Home | From Portugal, insere-se no âmbito do COMPETE/Portugal 2020, do sistema de incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos que visa assumir uma continuidade das ações de prospeção/promoção e vendas no mercado global, de todo um sector industrial, com produto de alto valor acrescentado e exportador por excelência.

O sector de têxteis-lar e de uma forma geral a indústria têxtil portuguesa, está sujeita constantemente a uma profunda mutação. A incorporação de fatores críticos de competitividade, como a moda, o design, o marketing, a logística avançada e a inovação nos produtos e processos, possibilitou a um amplo leque de empresas ganharem diferenciação, tornarem-se altamente competitivas, e apresentarem-se como concorrenciais, distinguindo-se, por isso, nos mercados saturados, na indiferenciação, nas grandes séries e nos preços impossíveis de igualar. Estas são as mudanças profundas que o sector tem vindo a sofrer ao longo dos últimos anos.

O despontar de novos e mais agressivos concorrentes, e a abertura dos mercados à escala global, determinaram que as empresas do sector de Têxteis-Lar, tivessem alterado o seu perfil e, em particular, ganhado novas e mais valiosas competências, subindo, por isso, na cadeia de valor do produto. Uma geração de empresas que deixou de trabalhar em subcontratação básica, para encarar o "private label" como um serviço complexo, sofisticado e inovador. Assim, PORTUGAL tornou-se, por mérito próprio, reconhecido internacional, como o parceiro/fornecedor privilegiado das grandes "Marcas de Luxo" de têxteis Lar.

Os mercados trabalhados foram escolhidos tendo em consideração o seu potencial económico e desejo de utilização de produtos de gosto ocidental.

A Associação Home | From Portugal inicia, de forma efetiva, a sua atividade no ano de 2011, dando continuidade a um projeto com 4 décadas, formado por um núcleo de 32 empresas de têxteis-lar, maioritariamente da região do Vale do Ave, que tomou forma jurídica de associação a 21 de julho de 2009.

Tendo em consideração a dimensão limitada do mercado interno, deprimido no consumo e saturado na oferta, esta situação obriga necessariamente as empresas do sector, a olhar os mercados externos como condição de sobrevivência e potencial de crescimento. Em maio de 1978, em colaboração e com o apoio logístico do FFE - Fundo Fomento de Exportação, mais tarde ICEP-Instituto do Comercio Externo de Portugal, é lançada a marca própria, de natureza coletiva - Textiles Selection home | from Portugal - cujo objetivo definido foi a internacionalização do Produto/Imagem do sector de Têxteis-Lar.

O catálogo Textiles Selection home | from Portugal, foi editado pela primeira vez em 1978, consubstanciou a essência da promoção do sector com uma edição anual que foi instrumento constante de trabalho do ICEP no seu todo (Sede e Delegações).

Na Heimtextil 2018, foi iniciada a distribuição da 40ª edição do catálogo Textiles-Selection | Home from Portugal, cujo tema se consubstancia na comemoração dos - 40 YEARS OF INNOVATION AND CREATIVITY - uma retrospetiva do analógico ao digital.

Do ponto de vista analógico, foram apresentados dezenas de diapositivos 20x25 cms, contemplando as coleções do "produto" dos anos 1978 a 2002. Uma exposição que despertou curiosidade e demonstração da confiança de uma industria com referência a nível mundial, como tradicional, mas que sempre soube "saber-fazer". Esta curiosidade foi, também, extensiva aos Órgãos de Comunicação Social que, puderam, assim, inteirar-se do historial da Associação Home | from Portugal e dos seus objetivos futuros. Passando à era do Digital/Digitalização, as empresas portuguesas expositoras (83) na Heimtextil são o testemunho vivo da utilização das novas tecnologias 4.0, ao incorporarem na sua laboração diária os conhecimentos de base científica e tecnológica que as faz ser reconhecidas e posicionadas no patamar mais alto, com as suas coleções "Premium".

No stand institucional da Associação Home from Portugal na Heimtextil, local de divulgação/informação da indústria nacional, foi também apresentada, quer a nível de imagem, quer de informação escrita, a mais importante ação para o sector que, embora realizada em território nacional, é vocacionada totalmente para os mercados internacionais - a Guimarães Home Fashion Week - 3ª edição - a ter lugar em Guimarães nos dias 26 e 27 de Junho de 2018 (com extensão de mais dois dias para visitas programadas às empresas). De salientar que esta ação tem vindo a consolidar a sua importância junto dos expositores nacionais e compradores/OCS internacionais, que a consideram um "MUST", no panorama de B2B, a nível mundial.
Na visita da comitiva governamental ao stand da Associação Home From Portugal, ficou bem patente o impacto desta promoção e o interesse que a ação representa para a consolidação e desenvolvimento dos negócios internacionais das empresas portuguesas. Foi a edição do catálogo Textiles Selection home | from Portugal, a essência da rede de promoção da indústria, o instrumento de trabalho das Delegações do ICEP, o cartão de apresentação distribuído como imagem de qualidade em mostras coletivas, fóruns de tendências, showrooms em hotéis e feiras internacionais: Star de Milão; Paritex; Portex-Lar, Modahogar; Heimtextil; Textilhogar; In'Nova; Ceranor: Immagine Italia; M&O Asia - Singapura; HKTDC - Hong Kong; M&O/Americas - Miami; Intertextil Shanghai; Home Textiles Premium/Madrid; Market Week N.Y.; Home Textiles London, Guimarães Home Fashion Week. O objetivo essencial da Associação Home | From Portugal, enquanto associação é contribuir direta ou indiretamente para a cadeia de valor de todas as empresas que a jusante (empresas de "private label" assentes em coleções de grande criatividade e serviços ou mesmo marca própria) e a montante (fabricantes de matérias primas e intermediárias de alta qualidade) que englobam o sector dos têxteis-lar portugueses.

De referir que todas as ações as participações coletivas são complementadas com a edição anual do catálogo Textiles Selection, em papel e digital, sobre a indústria portuguesa de têxteis-lar, com a realização de ações de diplomacia económica, junto dos Department Stores e Consulados/Delegações da Aicep, com o show-room digital, para contatos B2B e com o site promocional. www.textiles-selection.com, que agrega 96 marcas de produção nacional de Texteis-lar com link à página institucional de cada empresa.

O objetivo essencial da Associação Home | From Portugal, enquanto associação, é contribuir direta ou indiretamente para a cadeia de valor das empresas que englobam o sector dos têxteis-lar portugueses.

Desde o inicio da sua atividade, que a Associação Home | From Portugal, assume, numa visão de aprendizagem permanente, a necessidade de trabalhar com outras entidades, de ser uma plataforma na vertente de internacionalização, de conceção e gestão de projetos de impacto, no desenvolvimento integrado do sector. É neste contexto, que a Associação Home | From Portugal, para melhor servir os interesses do sector, interage com entidades estrangeiras da especialidade: ATVAL Espanha, Home Textiles Today Estados Unidos, CCI de St. Petersburgo, Associação dos Produtores/exportadores de Hong Kong, dialoga com parceiros nacionais: Selectiva Moda, Anit Lar, Aorp, Apima, AEP, etc., e, como não podia deixar de se mencionar, com a Aicep Portugal Global, num estreito e imprescindível diálogo/colaboração.